meet the team



Ponto de Cultura Socioambiental
Quebrada Sustentável
Nossa metodologia, surgiu da experiência e parceria da SEU DESIGN,
Instituto NUA e Viveiro Escola União de Vila Nova, como base para implementação e desenvolvimento do Ponto de Cultura Socioambiental Quebrada Sustentável.
É um conjunto de práticas dedicadas á transição dos ambientes urbanos modernos, e suas comunidades para uma nova maneira de viver e conviver mais saudável e equilibrada.
Baseia-se no cuidado com as pessoas, com a terra e na partilha justa de bens, recursos, conhecimentos e saberes. Busca cultivar a alegria, a criatividade, o bom humor, a poesia e a autonomia dos indivíduos e coletivos.
Programa Quebrada Sustentável
Desenvolve e compartilha seus princípios, práticas e valores, enquanto se constitui e atua em comunidades.
-
A partir da valorização do saber local.
-
Buscamos preservar e regenerar os recursos naturais.
-
Temos iniciativas locais para promover trocas, o comercio justo e solidário.
-
Defendemos o trabalho significativo, digno e seguro.
-
Colaboramos e compartilhamos responsabilidades em todas as ações de transformações sócio ambiental.
Quebrada Sustentável: Formação Continuada de Facilitadores Ambientais
Foi um programa de educação socioambiental itinerante. Uma iniciativa do Instituto NUA, desenvolvida em parceria com o Parque Jacuí primeira unidade do projeto Várzea do Tietê.
Com a visão de fomentar a intersetorialidade entre a saúde, educação, cultura, organizações sociais, poder público local e iniciativa privada afim atuarem juntos na criação de uma rede, visando o desenvolvimento e preservação ambiental nas comunidades e bairros da Zona Leste da cidade de São Paulo do entorno do Parque linear. O projeto é alicerçado numa perspectiva de sustentabilidade baseada em três dimensões: socioeconômica, meio ambiente e cultural, com a criação de um roteiro semanal de passeio eco turístico interligando pontos de interesse público, (Centro de treinamento do Corinthians, Portuguesa, USP Leste, Museu do Parque ecológico do Tietê,). O roteiro Eco turístico será ampliado em forma de excursão mensal para as cidades de Mogi das Cruzes, Taiaçupeba, Biritiba Mirim e Salesópolis.
O roteiro era organizado e monitorado pelos “Facilitadores Ambientais”
Objetivos do Projeto:
-
Capacitar 70 adolescentes para atuarem como Facilitadores ambientais, através da implantação de um programa com enfoque em Educação Ambiental.
-
Construir um sistema de produção de mudas de espécies nativas do Parque Linear Várzeas do Tiete.
-
Estimular a construção de hortas caseiras em pequenos espaço e sem uso de agrotóxico.
-
Ensinar e Incentivar a criação de minijardins, jardins verticais com reutilização de materiais como (pneus, garrafas PETs, vasos, caixotes de madeira) entre outros.
-
Criar um roteiro semanal de ecoturismos sociocultural com visitação a USP Leste, aos Centros de treinamentos do Corinthians e da Portuguesa, (PET) Parque Ecológico do Tiete e realização de atividades esportivas e de plantios de mudas no Parque Jacuí.
-
Excursões periódicas monitoradas pelos facilitadores ambientais realizadas com alunos da rede de ensino, saindo do Parque Jacuí, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim até Salesopolis.
-
Registrar todo processo das ações em suporte multimídia, para a construção de um acervo e consequente difusão de todo o processo.
-
Propiciar uma série de estratégias que perpassam a intervenção artística urbana, tão presente nas metrópoles do mundo contemporâneo.
-
Favorecer a construção de uma cartografia colaborativa que indique as potencialidades criativas do território por meio de mapeamentos de interesse e outras ações já desenvolvidas.
-
Desenvolver ações para tornar o projeto autossustentável por meio de parcerias firmadas com a iniciativa privada da região.