QUEM SOMOS

"O Instituto Nova União da Arte vem se tornando uma referência por seu modo de fazer e de inovar em propostas de desenvolvimento social."

 

O Instituto Nova União da Arte – NUA é uma organização da sociedade civil que tem por missão promover o desenvolvimento social, econômico e comunitário de União de Vila Nova por meio da arte, educação, esporte e geração de renda. Suas ações se baseiam numa diretriz político–pedagógica pautada pelo fortalecimento de uma coletividade participativa, protagonista e gestora de seus processos de inclusão social.

Localizado no bairro de União de Vila Nova (antigo Jardim Pantanal), um distrito periférico da cidade de São Paulo, há 12 anos vem atuando continuamente prestando atendimento a criança e adolescente em situação de alta vulnerabilidade, vítimas de violência, drogadição e exploração do trabalho infantil, atualmente atende mensalmente 400 crianças, adolescentes e adultos. Desenvolve projetos sociais nas áreas: Cultural, Educacional, Geração de Renda, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

A história do bairro de União de Vila Nova e a luta de seus habitantes por transformar a realidade local se entrecruzam com a do artista cearense Antônio Hermes de Sousa. Ao se dedicar à arte-educação com escultura e entalhe em unidades da antiga (FEBEM) atual Fundação CASA do Estado de São Paulo, em outubro de 2000, Hermes, sensibilizou-se pelas condições de miséria dos moradores que viviam da coleta de material reciclado do Lixão Bota Fora, decidiu atuar no bairro Vila Nova União. Recolhendo pedaços de madeira, Hermes passou a realizar oficinas de escultura e entalhe para adolescentes jovens, aos poucos foi agregando outros moradores e educadores sociais em torno de sua arte.

 

As demandas sociais apresentadas pelas famílias provocaram no grupo o interesse em criar um projeto com objetivo de garantir os direitos dessa população e principalmente da criança. Assim nasceu Projeto NUA, estabeleceu parceria com a Associação Novolhar que, além de dar suporte institucional, incrementou o atendimento no bairro para 60 jovens. Em 2005 com o processo de urbanização do bairro, a população manifestou o interesse de legitimar e legalizar o projeto NUA como pessoa jurídica, a fim de manter o único espaço  da comunidade voltada para o atendimento da população infanto-juvenil, desde então o Instituto NUA vem fortalecendo seus projetos junto a crianças e jovens na comunidade e em outros bairros da Zona Leste da cidade, de maneira a estimular seu potencial artístico e humano como  além da apropriação dos espaços por parte destes.

 

PONTOS FORTES:

• Desenvolvimento do participante e de parceiros na defesa dos interesses da comunidade e da criança e adolescente.

• Gestão participativa: todos são agentes de desenvolvimento e articulação.

 

DESAFIOS:

• Sistematizar e difundir a experiência de suas práticas.

• Fortalecer e ampliar seus projetos.

• Desenvolver ações conjuntas com entidades do bairro.

 

Texto retirado e adaptado do livro:

Cidadania Viva: Práticas Socioeducativas em São Miguel Paulista.

Fundação Tide Setubal, 2010.

COPYRIGHT NOVA UNIÃO DA ARTE 2020. TODOS OS DIREITOS RESERVADO

  • Flickr
  • White Facebook Icon
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram